quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015




A festa do aniversário de emancipação política do município de Bombinhas é realizado todos os anos desde o ano de 1993, sempre no final de semana mais próximo do dia 15 de março. É o momento que a comunidade e turistas comemoram juntos em um evento o aniversário da jovem cidade, que a cada ano ganha mais admiradores e destaque. No ano de 2000, foi incorporado nestas comemorações o festival de embarcação a remo, onde a comunidade pesqueira se reúne para um evento cultural, mantenedor da tradição e ao mesmo tempo esportivo. Homens e mulheres, demonstram mais que força, mostram a perseverança da memória de seu tronco familiar e remam em sincronia suas canoas de um pau só que fazem parte da tradição da pesca da tainha, tão presente no município nos meses de maio a julho. 


Em 2005 o Festival de Embarcação a remo, tornou-se também uma competição de âmbito estadual, pois a canoa Osmarina do Pântano do Sul – Florianópolis, da família Arantes, foi convidada a participar dessa atividade, sendo nessa ocasião a vencedora da competição. Esse fato desdobrou-se numa rivalidade entre os pescadores e proprietários das canoas de um pau só, para além dos limites geográficos do município de Bombinhas.

O evento acontecerá na Praia de Bombinhas, na saída da Rua Piquira no dia 15 de março de 2015, a partir das nove horas da manhã. A competição se subdivide nas seguintes categorias: 02 remos masculino, 02 remos feminino, 04 remos masculino, caico, caiaque adulto e infantil. Após as competições em Bombinhas, toda comunidade pesqueira se reúne na Praia de Bombas (acesso pela Rua Tucano) para uma grande confraternização com apresentações culturais e gincana entre as comunidades.