terça-feira, 23 de junho de 2015

Crédito da foto: Natália Bittencourt
O talento e a cultura bombinense é destaque em encontro de corais do oeste do estado catarinense.

O último sábado, dia 20 de junho, foi muito especial para o Coral Municipal de Bombinhas, pois 17 de seus integrantes participaram do tradicional Encontro de Corais de Erval Velho, na Igreja Matriz São Sebastião. O encontro de corais, que reuniu 15 grupos de várias cidades do estado de Santa Catarina, integra as festividades dos 52 anos do município,

O coral bombinense foi constituído no início de 2014 a partir das aulas oferecidas no Projeto Oficinas Culturais da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas. Em seu segundo ano de atuação traz no currículo dezenas de apresentações no município, mas foi a primeira participação fora da cidade e mais especial ainda, por ser uma localidade tão longínqua e com um número significativo de corais.

O grupo foi o 13º a se apresentar e interpretou as canções “Anunciação” de Moraes Moreira e “Certos Amigos” do Expresso Rural, sob a batuta do maestro Henrique Fogaça com acompanhamento nos teclados pelo professor Edson Pereira.

Mesmo com o frio intenso, o calor humano reinou entre os membros do grupo, que foram recebidos carinhosamente pelo organizador do evento, o Coral Municipal de Erval Velho em conjunto a Secretaria de Educação. A coralista Maria Lúcia da Silva, a Bia, conta que as diferenças entre os grupos que se apresentaram são muitas e é justamente esse o fator enriquecedor do acontecimento. “Tinha coral lírico, outros populares, vários conjuntos diferenciados que nos trouxe uma grande experiência, valeu a pena enfrentar o frio e as mais de seis horas de viagem”.

O maestro Henrique Fogaça destaca que estas oportunidades de apresentação trazem maturidade ao conjunto e ressalta os dois convites recebidos para os próximos meses. “O encontro foi maravilhoso reuniu 15 corais com repertórios do clássico ao pop e todas apresentações de alto nível, fiquei muito satisfeito com a repercussão do nosso coral”, enfatiza o maestro.