segunda-feira, 29 de junho de 2015



Manhã movimentada para a classe artística e cultural bombinense com solenidade de lançamento do Fundo Municipal de Cultura.

Na manhã desta sexta-feira, 26 de junho, a Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas realizou o lançamento do Fundo Municipal de Cultura, em solenidade no auditório da secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, com a presença de autoridades, comunidade e artistas, agentes e produtores culturais.

O momento é festejado como um marco para a história bombinense, pois, em tão pouco tempo de existência o município promove a produção artística e cultura, sua difusão, fomento, reflexão e profissionalização. O recurso totaliza 100 mil reais divididos em duas cotas de 20 mil, quatro de 10 mil e quatro de 5 mil reais. Os projetos devem ser inscritos na sede administrativa da FMC, localizada a Rua Parati, 319, Centro, entre os dias 29 de junho e 14 de agosto.

Entre as normativas o proponente deve ter domicílio de cinco anos em Bombinhas e comprovar dois anos de experiência na área em que se inscreveu. Outro ponto importante é que a avaliação será feita por uma Comissão Especial de Parecerista de Projetos, a ser contratada, segundo a presidente da Fundação, Nívea Maria da Silva Bücker, por meio de edital público, enfatizando o caráter imparcial e técnico do corpo.

A prefeita Ana Paula da Silva, a Paulinha, destaca este compromisso com a lisura e a transparência e não duvida da continuidade deste processo ano a ano, pois, acredita na apropriação da comunidade e classe artística, a esta ferramenta tão significativa para o meio. “É importante a celebração deste momento de conquista e vigor que este edital nos traz, é um ano difícil, de muitas prioridades com infraestrutura, por isto realizar este lançamento é muito especial. Sempre falo que é a cultura é alimento da alma, mas, mais que discurso é preciso ações”, aponta Paulinha que, ainda, destaca a equipe da FMC, e demais setores da Prefeitura, que realizam um trabalho primoroso pautado na união e competência.

A gestora da Fundação de Cultura fez uma explanação geral do edital, esclareceu dúvidas e não escondeu seu orgulho e felicidade ao solidificar o Sistema Municipal de Cultura que Bombinhas aderiu em maio de 2013, deu mais um passo com a construção do Plano Municipal de Cultura, entregue a comunidade no início de 2014, e agora concretiza mais uma ferramenta com o edital do fundo. “Essa é uma grande conquista, a realização de um sonho. Me orgulho de Bombinhas, que apesar de ser um município tão jovem, já tem um sistema de cultura estabelecido, e o Fundo vem promover e democratizar a cultura”, conclui Nívea Maria.

Também prestigiaram a solenidade o vice-prefeito Paulo Henrique Dalago Müller, o Paulinho e as vereadoras Miriam Victorero e Maria Júlia Emílio. O edital na íntegra encontra-se disponível no sítio: www.culturabombinhas.com.br.