quinta-feira, 25 de junho de 2015


Alunos da educação infantil se encantam em seu primeiro contato com a dança açoriana.

Na sexta-feira, dia 19 de junho, o grupo de dança açoriana “Roda de Eira”, da Fundação Municipal de Cultura, realizou um ensaio aberto no Centro de Educação Infantil Arco Íris. A iniciativa partiu do coordenador do grupo, Luiz Antonio Patricio, que viu a oportunidade dos integrantes do grupo repassarem seus conhecimentos aos alunos e professores, já que, este é o tema da escola para o 22º Açor, que Bombinhas sedia entre 2 e 4 de outubro.

O grupo se reuniu com os aluninhos do berçário e maternal que, mesmo com tão pouca idade, ficaram entusiasmados com o bailado e, assim, foi plantada mais uma sementinha que, quem sabe, futuramente venha a brotar. Após a oficina houve uma integração dos alunos da Fundação e do Cei numa grande roda ao som da música açoriana.

A professora Raquel Bavaresco, gestora da unidade escolar, esclarece que a vinda do Roda de Eira é importante para que eles tenham uma noção de como é o bailado. “É marcante essa participação porque, na realidade, tanto os nossos alunos quanto o próprio corpo funcional desconhece as variações dos bailados, as ilhas que se originam e os figurinos”. Já a coordenadora do Cei, Jéssica Bertoluci explica que a maioria dos estudantes são filhos de pessoas que migraram para Bombinhas e não detém as particularidades da cultura local “Propiciar esta vivência ajuda no desenvolvimento e na assimilação da cultura bombinense”, ainda destaca que a escola estuda o projeto de promover uma noite aos pais, pois a maioria, como os filhos, também desconhecem.

O professor de dança açoriana fala que a ocasião oportuniza a contrapartida por parte dos alunos, pois aprendem e disseminam. “É uma oportunidade para os pequenos assistirem um bailado e esta experiência fixa muito mais que demonstrar apenas fotografias e livros de história”, enfatiza Luiz Antonio.

O grupo Roda de Eira retorna ao Cei para realizar a vivência com os alunos do Pré no mês de julho, antes do recesso escolar.