sábado, 4 de julho de 2015

Foto de Viviane Rodrigues.


Nesta sexta-feira, 3 de julho, o grupo de Boi de Mamão, da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, Eira meu Boi completa um ano de existência, em comemoração a data realizou duas apresentações na noite de quinta-feira, 2 de julho.

A primeira aconteceu na Escola Básica Municipal Dona Dilma Mafra, para os alunos do Ensino de Jovens e Adultos – EJA, durante o intervalo das aulas. Segundo a gestora da unidade escolar, Ivanilda Laurenço de Melo, é importante para os alunos porque muitos desconhecem a cultura local, os folguedos que a representam e as pilastras tradicionais do município. Os estudantes aproveitaram para realizar fotografias e cantaram parabéns para o grupo deixando a todos maravilhados com a homenagem.

Foto de Márcinha Ferreira
Em seguida o Eira meu Boi foi realizar uma intervenção na casa de Ironildo João de Oliveira, carinhosamente chamado por todos de Li e Rosete Lamin de Oliveira. O casal doou o bicharedo a Fundação Municipal de Cultura em meados de 2013, e um dos posicionamentos com relação ao bicharedo da presidente da FMC, Nívea Maria da Silva Bücker é que o folguedo material são propriedades da comunidade. “Entendo que algo cedido a Fundação de Cultura pertence a comunidade, pois a FMC enquanto instituição, não fará a cultura popular, mas sim a promove e fomenta”, enfatiza Nívea.

Foto de Viviane Rodrigues.