terça-feira, 25 de agosto de 2015



Ceramista bombinense Roger Bally realiza duas oficinas em Congresso de Artes do Fogo, nesta semana, no Rio de Janeiro.

Entre os dias 26 e 28 de agosto acontece em Petrópolis, Rio de Janeiro, o Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo – CONTAF, e Bombinhas contará com a representação do ceramista Roger Bally.

O objetivo é promover um encontro num ambiente informal de artistas, artesãos, professores, mestres, pesquisadores, fabricantes de insumos e equipamentos, para uma troca de informações, experiências e vivências nas áreas das artes do fogo. O congresso agrega palestras, demonstrações práticas, projeção de vídeos, mesas redondas, focadas nas necessidades dos artistas e artesões dessas áreas.

Roger Bally em exposição em março de 2015.

São consideradas artes do fogo, as modalidades que, para se concretizar, necessitam do fogo, como por exemplo, a cerâmica, o vidro, a pintura de porcelana e faiança e a esmaltação de metais. São técnicas muito antigas de expressões artísticas que requerem sensibilidade e talento, pois a obra só adquire seu estado final depois de ter contato com o fogo. Durante o evento haverá venda de insumos, ferramentas e equipamentos para essas artes.


Roger Bally é um ceramista experiente, renomado e um estudioso de esmaltes, tem um ateliê no bairro Mariscal e representa lindamente o talento local. No congresso ministrará duas oficinas, onde compartilha suas pesquisas sobre o esmalte ferroso e fará uma demonstração de torno. “Apresentarei minhas formas de torneado na roda, e levarei a minha pesquisa de desenvolvimento de vidrados para cerâmica de alta temperatura. Terei a honra de representar Bombinhas e de estar perto de grandes artistas e pesquisadores da cerâmica do Brasil e do mundo”, completa o artista.