segunda-feira, 17 de agosto de 2015



Com sete troféus na península, Bombinhas receberá mais dois no dia 18 de setembro, além do Troféu Açor, entregue aos municípios que sediam o acontecimento.

No dia 13 de agosto, última quinta-feira, o Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos – Nea da Ufsc, se reuniu em Florianópolis, para eleição dos contemplados ao Troféu Açorianidade de 2015. As indicações foram feitas pelas instituições que constituem o Conselho, formados por 70 agremiações de 38 municípios do litoral catarinense. Sendo que cada entidade pode fazer indicação para uma categoria apenas.

Artista Plástica Miriam Vaccarelli.

Bombinhas tem três cadeiras no Conselho: Fundação Municipal de Cultura, Instituto Boimamão e Grupo Folclórico Mixtura. A solenidade de entrega do Troféu Açorianidade acontece no dia 18 de setembro, 15 dias antes da 22ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, e mais dois troféus serão entregues a Bombinhas: o Ilha das Flores (artista plástico) para Miriam Vaccarelli e o troféu Ilha de Santa Maria (empresa patrocínio/veículo comunicação) para a Pousada Vila do Farol.

Ambos agraciados desenvolvem um trabalho de fomento, apoio e valorização da cultura local. O Instituto Boimamão fez a indicação da Pousada Vial do Farol, sendo ele próprio um exemplo de apoio em seus 17 anos de existência, pela empresa contemplada. Já a artista plástica Miriam Vacarelli, foi indicada pela FMC, tem um trabalho de 11 anos no município, argentina de nascimento se intitula açoriana e a identidade cultural bombinense é retratada em coleções de suas obras.

Para o Bombinhas trata-se do nono troféu a receber, e a Fundação Municipal de Cultura entende que este reconhecimento é fundamental para que instituições, empresas, grupos, artistas, artesão, pesquisadores, escolas e municípios continuem no fomento da cultura de base açoriana e tradicional. São ações, que algumas vezes lembram um trabalho de formiguinha, mas que o tempo e a dedicação traz resultados de valorização.

Pousada Vila do Farol. 

A presidente da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, Nívea Maria da Silva Bücker, destaca que Bombinhas é um celeiro cultural significativo e várias pessoas merecedoras do troféu. “Os agentes culturais, produtores, artistas, artesãos e pesquisadores bombineses realizam um trabalho excepcional nas diversas formas de manifestações culturais em nosso município e região, embora muitos deles não sejam de conhecimento do grande público. Receber o troféu açorianidade representa a valorização e divulgação destes trabalhos. Isto é muito importante porque além de premiar os que se dedicam, incentivam aqueles que desejam ajudar e as vezes nem sabem como”, ressalta Nívea, que aproveita a ocasião para convidar a todos para a solenidade de entrega do Troféu Açorianidade que acontece no dia 18 de setembro, as 19 horas na Pousada Vila do Farol. “Estamos preparando várias surpresas tanto para os agraciados, quanto para os convidados. Nossa intenção é fazer uma noite memorável e inesquecível, e ao mesmo tempo mostrar ao público presente uma pequena prévia do que será o Açor 15 dias depois, entre os dias 2 e 4 de outubro”.

O coordenador do Nea, Joi Cletison, explica que é muito especial para o Conselho prestar esta homenagem a pessoas e instituições que contribuem para valorização da cultura de base açoriana no litoral catarinense. “Este ano foi estadualizado, pois os contemplados vão de São Francisco a Içara, ou seja, divididos por todo o litoral, valorizando toda essa gente que preserva as raízes açorianas”.

No momento da escolha para o seleto grupo de premiados, existe uma disputa saudável, pois as instituições que fizeram as indicações querem levar o troféu para seu município e têm nas reuniões que antecedem a eleição tempo de defesa de suas indicações, do porque estas pessoas e instituições são merecedoras de tal deferência. Todavia, como salienta Joi Cletison, “apenas um pode ser o contemplado, mas ser indicado já é um grande reconhecimento”.

Como já mencionado pela presidente da FMC, Nívea Maria, a solenidade de entrega do troféu acontece no dia 18 de setembro, as 19 horas, no Centro de Eventos da Pousada Vila do Farol, Centro de Bombinhas. A ocasião, também, marca o lançamento oficial da 22ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, que será realizada no bairro de Bombas entre os dias 2 e 4 de outubro.

Além dos 10 troféus distribuídos, sendo que nove deles nomeiam as ilhas do Arquipélago do Açores e o Ilha de Santa Catarina, carinhosamente  chamada de a décima ilha do Arquipélago dos Açores, também será entregue o Troféu Açor ao município sede, este ano Bombinhas. E dependendo do ano há uma deferência singular chamada de Troféu Especial, este ano o contemplado é o coordenador do Nea, Joi Cletison, pelos anos de dedicação em defesa da cultura de base açoriana.
Abaixo a lista dos agraciados ao troféu Açorianidade 2015.

Reunião do Conselho Deliberativo do Nea, com a eleição dos agraciados do Troféu Açorianidade de 2015,  no dia 13 de agosto.

Troféu Ilha de São Miguel (Instituição Ensino Superior ou Cultural) – Espaço Cultural Casa Açoriana – Florianópolis.
Troféu Ilha Terceira (Grupo Folclórico) – Grupo Folclórico Municipal Alma Açoriana – Barra Velha.
Troféu Ilha do Pico (Mestre dos Saberes e Fazeres) – Seu Lili da Rabeca (cantador e Mestre de Folião do Divino) – Florianópolis.
Troféu Ilha do Faial (Administração Municipal) – Prefeitura de São Francisco do Sul.
Troféu Ilha de São Jorge (Personalidade) – Maria da Graça Pereira – Porto Belo.
Troféu Ilha da Graciosa (Pesquisador) – Maria do Carmo Ramos Krieger – Penha.
Troféu Ilha das Flores (Artista Plástico) – Miriam Vaccarelli – Bombinhas.
Troféu Ilha de Santa Maria (Empresa Patrocínio/Veículo Comunicação) – Pousada Vila do Farol – Bombinhas.
Troféu Ilha do Corvo (Artesão) – Nilde Martins (Rendeira) – Palhoça.

Ilha de Santa Catarina (Escola de Ensino Fundamental/Médio) – Escola Municipal José Fernandes Silveira – Içara.