segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016



Na terça-feira, dia 23 de fevereiro, os integrantes do Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura da Amfri, realizaram sua primeira reunião ordinária do ano, na sede ada associação. Na pauta definições sobre as próximas ações, entre elas a participação no Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura e a realização do curso sobre Produção Cultural.
O Fórum, em sua 6ª edição, acontece nos dias 29, 30 e 31 de março, em Chapecó, com promoção da Federação Catarinense de Municípios – Fecam, Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina – Amosc e Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina e tem previsão de, aproximadamente, 180 participantes entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, dirigentes e gestores culturais.
Com relação ao curso de Produção Cultural, uma parceria entre o Colegiado e a Universidade do Vale do Itajaí – Univali, o início se dará no mês de março e é aguardado com muita expectativa em Bombinhas. A ideia é que os gestores e produtores culturais dos municípios da Amfri, tenham acesso a uma capacitação sobre o desenvolvimento de ações voltadas a produção, gestão, distribuição e consumo de bens culturais em todos os segmentos culturais da região.
O presidente interino da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, Luiz Antonio Patricio, explica que este curso beneficiará a criação local, pois possibilitará a profissionalização dos produtores, ampliando ainda mais suas ações. Ainda, fala da participação bombinense no Fórum. “Todos os anos participamos desta importante ferramenta de discussão sobre as diretrizes culturais em nosso estado. O debate de ações unificadas, respeitando as singularidades de cada região e município, resulta em diversas atividades de sucesso para todos”, ressalta Luiz. Também, destaca que o colegiado trabalha num calendário de ações para todo o ano de 2016.
Outra importante decisão do Colegiado é a continuidade do acompanhamento dos Planos Municipais de Cultura, por meio de oficinas, fórum de metas, além de revisar seus diagnósticos.