quarta-feira, 4 de maio de 2016



FMC e a artesã bombinense iniciam parceria em oficina da arte da costura.

A artesã Carine Laranjeiras inicia no dia 17 de maio a oficina “Entre Retalhos” para crianças e adolescentes, na sede administrativa da Fundação de Cultura de Bombinhas. Trata-se de aulas de costura com o objetivo de atender alunos dos sete aos 16 anos, às terças e quartas-feiras, em duas horas semanais, com término para o mês de novembro.

A parceria com a FMC partiu da artesã que viu no ensino uma possibilidade de disseminar seus saberes. “Vejo no trabalho voluntário uma forma de retribuir tudo que recebi e aprendi. A arte manual está se perdendo, quem irá nos vestir daqui há alguns anos?”

De fato a interrogação de Carine tem muita relevância, pois, na atualidade muitas das roupas consumidas no Brasil vêm de outros países, alguns inclusive com mão de obra duvidosa, e é cada vez mais raro encontrar pessoas que se dediquem a arte da costura, que trabalham no feitio de roupas sob medida. A artesã oferece a oportunidade às crianças e adolescentes bombinenses de ter o contato, entender o passo a passo e quem sabe no futuro desponte artistas da costura entre os alunos.

Carine confecciona seu artesanato utilizando a costura, mas também trabalha o bordado, cestaria e bilro, inclusive foi discípula da Mestre da Cultura Tradicional, na categoria renda de bilro, Dona Elza Rosa, é a atual vice-presidente do Grupo de Artesãos e Artistas de Bombinhas – Gaab. Nos últimos tempos têm se dedicado a produção de artesanato com identidade cultural e realiza o trabalho de forma voluntária, no intento de colaborar na formação destes jovens.


São duas turmas sendo uma na terça-feira a tarde e outra na quarta-feira no período matutino, com seis alunos cada. As matrículas devem ser efetuadas, pelos pais ou responsáveis, na sede da FMC, localizada à Rua Parati, 319, Centro, das 9 às 17h30.