sexta-feira, 1 de julho de 2016

Nos dias 24 e 25 de julho foi realizado o Concurso Miss Santa Catarina Mirim em Timbó, na Sociedade Cultural. Bombinhas foi representada pela pequena Yohana Rigatti, de 9 anos, filha de Luana Machado e Marcio Rigatti, moradores do bairro Canto Grande. Em sua primeira participação em concursos de beleza, Yohana integrou um grupo composto por mais de 60 crianças em diversas categorias, de baby a adolescente, a miss bombinense participou na categoria Infantil (9 a 11 anos).

O concurso foi dividido em etapas. No dia 24, durante o show de talentos, a pequena falou sobre as belezas e a cultura da cidade de Bombinhas, e usou um vestido confeccionado com escamas de peixe e sacos de ráfia, representando a pesca e os engenhos de farinha. Antigamente a farinha era transportada em sacos de ráfia e armazenados em paióis. As escamas utilizadas no vestido foram resgatadas na praia, resultantes da farta pesca deste ano, a coleta foi feita pelo avô da menina. Yohana ainda usou biojóias, feitas,também, com escamas de peixes, produzidas pela artesã Geni Andres (Tramas e Escamas). Num segundo momento ela participou de um desfile onde as candidatas deveriam usar um vestido feito com material reciclado e Yohana usou um vestido confeccionado com jornal, e com ele ganhou o troféu de 1º lugar como o melhor traje reciclado do concurso.


Ambos vestidos, o de escamas de peixe e o de jornal, foram confeccionados pela coordenadora do Projeto Oficinas Culturais, Josiane Muriel da Silva, como contribuição da Fundação Municipal de Cultura para a candidata local. Josi, como é carinhosamente conhecida a coordenadora, explica que foi um desafio enorme criar e confeccionar sozinha em tão pouco tempo os trajes. “Nunca tinha feito nada parecido, e não esperava que um dos vestidos ganhasse o troféu de vestido mais belo. A menina vai participar do Miss Brasil Infantil, e vai usar um traje representando a cidade, pediu para eu adaptar o vestido de escamas para usar no concurso”, comenta Josi.


A mãe da miss mirim bombinense, Luana Machado, ressalta que os dois vestidos fizeram muito sucesso no concurso, principalmente o de escamas, que causou maior curiosidade.“As crianças pediam para tocar o vestido e conferir como as escamas foram colocadas”, destaca Luana.

A representante bombinense, Yohana Rigatti, ainda ganhou outros prêmios: Miss Revelação, Princesa Miss Santa Catarina (3ª colocação em sua categoria) e foi a candidata que arrecadou a maior quantidade de alimentos não perecíveis para o concurso. 180 quilos.