quinta-feira, 27 de outubro de 2016


Entre os dias 24 e 26 de outubro Bombinhas recebeu a visita de três artistas do Arquipélago dos Açores: Ruben Ferreira, Tânia Gomes e Susana Moura, do Grupo de Teatro Mensagem, na cidade de São Roque da Ilha do Pico. Foram três dias intensos, carregados de atividades realizadas em três momentos diferentes: apresentação do espetáculo teatral “Derivados da salsicha”, Pirão Cultural e Contação de histórias.

Já na segunda-feira, 24 de outubro, Susana Moura realizou sua primeira contação embasada no livro “A Viagem do Baguinho Simão”, autoral, em que um baguinho de uva viaja nos  principais fenômenos geológicos da Ilha do Pico e da história dos Açores. Essa contação atendeu a alunos dos seis aos 11 anos das Escolas Básicas Municipais Pequeno Príncipe, Manoel Eduardo Mafra e Dona Dilma Mafra, entre os dias 24 e 26.

Na noite de segunda-feira, 24 de outubro, o anfiteatro da EEB Maria Rita Flor foi palco do espetáculo “Derivados da salsicha” embasado no texto “Em alto-mar”, de Slwomir Mrozeck. Intenso, carregado de emoção, mostra a tragédia humana diante da luta pela sobrevivência, e destaca o talento dos três atores, que dão um show de interpretação num cenário diminuto formado por quatro paletes. “É uma peça pensada para o Brasil, fizemos uma apresentação nos Açores, em São Roque, mas foi concebida para exibição aqui. Foi muito boa a experiência, o público brasileiro interage muito, e isto nos motiva ainda mais”, salienta a atriz Tânia Gomes.


E no terceiro momento, a noite de terça-feira, 25 de outubro, mesmo com as fortes chuvas, proporcionou a vivência de mais um Pirão Cultural, com a parceria do restaurante Casa da Praia, com a palestra de Susana Moura “Paisagem da cultura da vinha e do vinho no Pico – Açores”, que proporcionou uma viagem a última ilha do arquipélago a ser formada, e o entendimento do porquê do tombamento pela Unesco desta paisagem como patrimônio mundial, em 2004. Ainda nesta noite, os participantes puderam se deleitar com a apresentação do Coral Municipal de Bombinhas, sob a batuta do Maestro Carlos Caetano, e degustar pratos deliciosos a base de pirão e peixe frito.

Três dias cheios, com uma programação cultural excepcional, preparada por Susana, e os dois parceiros, especialmente para serem realizadas em nossa região, além de Bombinhas também foram contempladas no intercâmbio Florianópolis e São Francisco do Sul.

A presidente da Fundação de Cultura, Nívea Maria da Silva Bücker, destaca justamente essa oportunidade única, ímpar da comunidade ter esse contato com essa diversidade cultural nestes últimos dias. “São artistas como uma bagagem altíssima, muito talentosos e que escolheram nosso município pela parceria que têm conosco. Susana já esteve em outras duas ocasiões em Bombinhas e nós tivemos a oportunidade de estar junto a eles no Pico em agosto. Essa troca proporciona vivências inesquecíveis a nossa gente”, ressalta Nívea Maria.



A Fundação de Cultura de Bombinhas, para receber este Intercâmbio Cultural contou com o apoio dos restaurantes Casa da Praia, Ancoradouro, Pastelaria Mar de Fora, Rancho da Ana, do Bombinhas Praia Apart Hotel, Núcleo de Estudos Açorianos – Nea, da Ufsc e da Escola de Educação Básica Maria Rita Flor, além da Câmara Regional das Comunidades do Governo dos Açores, patrocinadora do projeto.