quinta-feira, 23 de março de 2017

Crédito: Festival Santa Catarina Dança
Talento e dedicação é a tônica da bailarina Sofia Lessa que participa de competição europeia no mês de abril.


Entre os dias 21 e 23 de abril acontece na cidade de Porto em Portugal, o 19º Festival Norte de Dança, no mercado Ferreira Borge. Trata-se de uma competição renomada que seleciona através do crivo de um júri, composto por profissionais de alto gabarito da dança, bailarinos mediante os critérios de adequação da coreografia e do tema das peças escolhidas respeitando a especificidade da faixa etária, a qualidade artística e técnica dos candidatos, e por fim a estrutura da composição correográfica. E, pela primeira vez, Bombinhas estará presente neste Festival, pois, a bailarina Sofia Lessa foi selecionada para participar representando não apenas a península ou o Estado de Santa Catarina, mas o Brasil.
Crédito Academia Abydos
Sofia Lessa tem 10 anos e faz ballet clássico há quatro no Projeto Oficinas Culturais da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, e vem nos últimos dois anos colhendo frutos de seu esforço e dedicação, orientada pela professora e coreografa Jéssica Delgadinho e direção de sua mãe, Josiani Muriel da Silva, também, coordenadora do Projeto Oficinas Culturais. Competirá na categoria “pequenos bailarinos”, estilo balé neoclássico, com a coreografia “Red Queen”, realizada em diversos festivais nacionais que alcançou a segunda colocação no V Santa Catarina Dança, na categoria solo feminino infantil, estilo livre e, também, a segunda colocação no V Abydos Festival de Dança, na categoria solo feminino infantil, estilo livre. “Acreditamos que tal experiência seja fundamental para a formação da bailarina, beneficiando e influenciando positivamente crianças, jovens e adultos, bailarinos e demais profissionais da dança, incentivando-os a estudarem com afinco, correrem atrás de seus objetivos, e mostrando que é possível com amor e dedicação, realizar sonhos”, destaca Josiani Muriel da Silva.
Crédito Academia Abydos
O 19º Festival Norte de Dança em 2016 teve mais de mil inscritos de vários países, tem a missão e o propósito específico de revelar o talento de crianças e jovens que estudam dança e que têm potencial para converter-se em bailarinos profissionais.
Para o ano de 2017, tanto a coordenação do Projeto Oficinas Culturais, quanto a professora responsável pelas aulas objetivam para os alunos a participação no Festival de Dança de Joinville (o maior do mundo), Prêmio Desterro, XXIV Festival de Dança de Salete, 14º Festival Nacional de Dança de Cabo Frio e Santa Catarina Dança.