terça-feira, 4 de abril de 2017


Tarde do Beijú retoma seus fazeres e sabores com encontro da comunidade em torno de fornalha centenária.

O outono chegou e traz consigo as folhas varrendo o chão e o vento que anuncia que logo, logo têm cercos, e traz também a névoa fina pairando por cima das casas antigas, o cheiro da farinha de mandioca no ar, e a fumaça das fornalhas a todo vapor. Fumaça que significa encontro, risadas, histórias, cheiro que avisa que é tempo de Tarde do Beijú. E o dia 6 de abril marca o primeiro encontro do ano.

Em seu quinto ano de realização a Tarde do Beijú é idealizada pela Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, executada em parceria com o Instituto BoiMamão, na primeira quinta-feira dos meses de abril a novembro. Trata-se de um encontro das matronas bombinenses que se reúnem em torno de uma fornalha centenária e compartilham seu ser, saber e fazer cultural com visitantes, estudantes e comunidade em geral, no feitio e degustação do beijú, uma espécie de biscoito a base da massa da farinha de mandioca, tudo regado a um delicioso café e muitos causos.


A FMC convida população e visitantes para prestigiarem este importante acontecimento do calendário cultural, não apenas local, mas do litoral catarinense, de salvaguarda e manutenção da tradição, no dia 6 de abril, das 14 às 17 horas, no Ponto de Memória Museu Comunitário Engenho do Sertão.


O quê: Tarde do Beijú
Onde: Ponto de Memória Museu Comunitário Engenho do Sertão, Rua Abacate, 452, Sertãozinho, Bombinhas/SC
Quando: Dia 06 de abril, quinta-feira, das 14 às 17 horas
Classificação livre
Informações: sede administrativa da FMC (47) 3264-7478
Não precisa fazer inscrição.