segunda-feira, 17 de abril de 2017

Fabio Prates

A atriz Sandra Baron, da Cia de Teatro homônima, participou doo 4º FestLambe, de 1 a 8 de abril, na cidade de Valparaíso, no Chile, junto a mais 24 espetáculos do Brasil, Argentina, Chile, México, Venezuela, Inglaterra e Alemanha. O FestLambe é organizado pela Oani, uma fundação e companhia de teatro independente, que nasceu em Santiago do Chile em 1998, residiu por um ano na Austrália e cinco no Brasil. A Oani uniu recurso do Fundo de Cultura do governo do Chile e da empresa privada “Puerto Valparaíso” para realizar o festival, que contou com a participação das baianas Denise Santos e Ismine Lima, criadoras da modalidade de teatro em 1989, que defendem o Lambe Lambe como uma “ótima opção para aqueles que querem criar seu próprio espetáculo e serem empreendedores na área cultural”.

A atriz e bonequeira Sandra Baron apresentou o espetáculo “A mala Ralf”, que é visto por dentro da caixinha de teatro lambe lambe, e destaca que o festival proporcionou o encontro de artistas, vindos de várias partes do mundo, com um público de visitantes estrangeiros e população local. De volta a Bombinhas, os planos incluem um Workshop e a criação de um coletivo artístico. “As possibilidades deste tipo de teatro são infinitas, é um campo de trabalho na área de formas animadas que está crescendo muito”.
Os projetos da Cia Sandra Baron na cidade de Bombinhas começaram em 2012 e incluem participações no “Cultura na Rua”, “Balaio Cultural” e “Teatro no Engenho”, as pesquisas realizadas no município teve como resultado os espetáculos “A Mariana e a Benzedeira da Ilha”, que recebeu o Prêmio Elizabete Anderle 2015, e “Contos da Ilha da Magia”, selecionada no Cultura Fifa 2014.