sexta-feira, 28 de abril de 2017

Comunidade pesqueira festeja o início da temporada de pesca artesanal da tainha com celebração na Praia de Bombas.

O dia 1º de maio é o marco de início da Pesca Artesanal da Tainha, que perdura até o dia 31 de julho, conforme Portaria do Ministério da Pesca e Aquicultura e do Ministério do Meio Ambiente Nº 04 de 14 de maio de 2015, para modalidade de cerco e desembarcada ou não motorizada, encerrando-se no dia 31 de julho.
Para comemorar o início dessa atividade a comunidade pesqueira bombinense realiza no dia 7 de maio, às 10 horas, na Praia de Bombas com acesso pela rua Tucano, uma celebração em agradecimento ao ano anterior e com o pedido especial para “lanços fartos” neste ano.

Por se tratar da pesca artesanal da tainha, tanto a atividade quanto seus artefatos e funções, uma das características mais marcantes da identidade cultural local, a celebração comemorativa conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, e em 2017 chega a sua nona edição. Vale lembrar que, também, é protegida como “Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural” do Estado de Santa Catarina, conforme Lei Nº 15922,/2012, e Municipal pela Lei 1285/2012. E, ainda, a Lei Municipal Nº 1320/2013, normatiza a prática de esportes náuticos e navegação de embarcações de lazer e industrial. As leis esclarecem e respondem a importância da atividade em Bombinhas e em todo o litoral catarinense.

A península bombinense concentra 17 Portos de Tainhas, e 61 exemplares de “Canoas de um pau só”, entre bordadas e borda lisa, muitas delas centenárias e em plena atividade, inclusive uma com mais de 250 anos de existência.

O quê: Missa de Abertura da Pesca Artesanal da Tainha
Quando: 7 de maio, domingo, às10 horas.
Onde: Praia de Bombas, acesso pela rua Tucano.
Realização: Comunidade Pesqueira Bombinese
Apoio: Prefeitura de Bombinhas e Fundação Municipal de Cultura