terça-feira, 25 de julho de 2017



Gestores de Cultura da região se reúnem para discutir as ações em conjunto do segmento.


Na tarde desta segunda-feira, 24 de julho, foi realizada o encontro mensal do Colegiado de Cultura da Amfri, dessa vez no município de Itapema. A reunião foi aberta pela anfitriã Noeli Thomé, secretária de Turismo, Cultura, Lazer e Desenvolvimento Econômico, que deu as boas vindas a todos os representantes das 11 cidades que compõem a região da Foz do Rio Itajaí. Em seguida a presidente da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas e do Colegiado, Nívea Maria da Silva Bücker, conduziu a reunião que teve uma pauta bem significativa.

O primeiro assunto abordado foi o calendário das visitas das alterações e acréscimos do Roteiro Cultural, ao todo sete cidades receberão novos atrativos que serão visitadas entre 27 de julho e 29 de agosto, e ficou decidido que as visitas serão acompanhadas por um representante da cultura de cada localidade para elucidar dúvidas, caso haja alguma. Outra questão bastante debatida foi a ideia de se fazer um audiovisual demonstrando o artesanato e aspectos culturais da região e a elaboração de um kit identidade cultural para ser exposto nas feiras e festivais de turismo que o Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar – Citmar participa, esse último já em fase de concretização.

A presidente do Colegiado, que também preside o Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina – Congesc e tem um assento no Conselho Estadual de Cultura, relatou a viagem realizada na última semana em companhia da assessora de cultura e turismo da Fecam, Raquel Rodrigues, ao oeste do estado nas associações Amauc em Concórdia, AMMOC em Joaçaba, AMARP em Videira e à Fundação de Cultura de Campos Novos. “Essas regiões estavam com o Colegiado estagnado e conseguimos motivá-las e estão retomando as reuniões”, Nívea também ressaltou a importância de ter uma assessora auxiliando as ações: “realmente o trabalho da Jeanete merece ser valorizado por todos nós, faz uma diferença enorme a presença de um profissional executivo nas ações do Colegiado”. Também comunicou que a próxima reunião do Congesc será no oeste catarinense e que nesta terça-feira, 25 de julho, acontece o encontro mensal do Conselho Estadual de Cultura, em Florianópolis.


Ainda, foi abordado o Programa de Formação que o Colegiado desenvolve para a região e cada município pode relatar sobre sua agenda de agosto, e dessa forma, reforçar a participação dos colegas nos acontecimentos de cada um.