terça-feira, 29 de agosto de 2017


Quinze crianças passam a noite na Biblioteca Pública Cruz e Sousa e vivenciam atividades literárias com o tema folclore.

A terceira edição do Pijama Literário, realizado na sexta-feira, 25 de agosto, pela equipe da Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa, na Casa de Cultura Piana do Crivo, foi mais um acontecimento de sucesso, desta vez entre o público infantil, que participou entusiasticamente de toda a programação.

Desta edição participaram 13 crianças de seis a 12 anos, e mais dois visitantes que estiveram na programação de sexta-feira, mas não dormiram na Biblioteca. Por volta das 19 horas os pais chegaram carregados de colchões, cobertores e travesseiros para deixar os rebentos, que além de vivenciarem diversas atividades literárias embasadas no folclore, passaram a noite na Biblioteca e retornaram para casa na manhã de sábado. Já que o tema era o folclore, o que não faltaram foram brincadeiras, contação de histórias, teve filminho, apresentação do grupo Folclórico Mixtura, com participação especial da meninada nos bailados, um jantar gostoso, preparado com todo o carinho, e encerrou a noite o baile de antigamente com cantigas de roda.

A aluna de artes do Projeto Oficinas Culturais, Lara da Conceição, tem 12 anos, é moradora do bairro de Zimbros, participou pela primeira vez do Pijama, e além de fazer novos amigos, estava encantada com a programação. “Achei bem legal, gostei da dança folclórica, gostei muito de participar dos bailes com o grupo”, destaca Lara. Já o pequeno Théo de Melo de Souza, de quatro anos e morador do bairro Morrinhos, participou como visitante e fala sobre o folclore com a propriedade de gente grande. “O que mais gosto é dos personagens do folclore, porque eles fazem eu aprender coisas sobre a natureza, por exemplo” ensina o precoce Théo.


Além da equipe da Fundação Municipal de Cultura o Pijama Literário especial Folclore contou com a colaboração da voluntária Cláudia Sena. A próxima edição acontece no primeiro semestre de 2018.