terça-feira, 23 de janeiro de 2018


Cleiton Reinert

Artistas bombinenses se apresentam em Balneário Piçarras.

No domingo, 21 de janeiro, o Grupo de Boi de Mamão Eira meu Boi, da Fundação Municipal de Cultura, e a contadora de histórias e bailarina Sofia Lessa, aluna do Projeto Oficinas Culturais, estiveram em Balneário Piçarras em apresentação no Sesc Cultura Verão. O acontecimento é realizado numa arena montada na praia Central, bem em frente ao molhe, e é organizado em parceria pelas duas instituições.

Marcinha Ferreira
E a alegria reinou absoluta em ambas exibições. Onde o povo piçarrense e seus visitantes puderam apreciar a manifestação de Boi de Mamão, tão presente em todo o litoral catarinense, todavia, o jeito bombinense de ser e fazer o folguedo. Um diferencial do grupo é o fato de ser o único que tem uma mulher versadora de improviso. O grupo agrega 30 integrantes entre crianças, adolescentes, comunidade tradicional, músicos profissionais e pesquisadores da cultura popular, e busca fazer a brincadeira o mais próximo possível do tradicional bombinense.

Marcinha Ferreira
E com a pequena notável Sofia Lessa o encantamento não foi diferente, mesmo com a tenra idade de 11 anos, Sofi já acumula um currículo de inúmeras apresentações pelo estado catarinense e inclusive uma participação em festival de dança europeu. Com a Verdadeira história da Rainha de Copas leva a criançada, e os grandinhos, ao mundo dos contos de fadas, com uma pitadinha da realidade cotidiana. Ao final convoca o público a dançar com ela a coreografia “Red Queen”, um momento muito divertido.

A coordenadora do Grupo Eira meu Boi, Marcinha Ferreira, destaca a importância das apresentações fora do território bombinense. “É muito bom este intercâmbio cultural com outras cidades, públicos diferenciados, porque trazem novas experiências e com isso fortalecemos nosso grupo. Esta apresentação de Piçarras, por exemplo, foi a primeira vez que fizemos a brincadeira na praia”, enfatiza Marcinha.

O Grupo de Boi de Mamão Eira meu Boi já tem um compromisso na península agendado, se apresenta nesta semana no Cultura na Rua, na Feirinha de Artesanato do Centro, rua Parati, quadra da praia, às 21 horas, dia 25 de janeiro, quinta-feira.

Marcinha Ferreira