quinta-feira, 19 de abril de 2018



Santa Catarina se prepara para três dias intensos de muita discussão e trabalhos no VIII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura.

Entre os dias 9 e 11 de maio Bombinhas será o cenário do debate cultural estadual com o o VIII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura. O acontecimento reunirá prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, dirigentes da área cultural, servidores da administração pública envolvidos com a gestão cultural, e conselheiros de cultura, e tem por objetivo proporcionar a integração das regiões catarinenses e promover o debate das políticas públicas do setor, com a ampliação do diálogo entre o Ministério da Cultura – MinC, as prefeituras e o Governo do Estado.

A solenidade de abertura será realizada às 14 horas do dia 9, no Salão de Eventos da Pousada Vila do Farol, onde transcorrerá o VIII Fórum, e terá como palestrante de abertura a professora Dra. Yolanda Flores e Silva, além de já confirmados ministrantes conceituados para as oficinas que acontecem no dia 10 de maio. As inscrições devem ser efetuadas no site: www.egem.org.br ou através do link https://goo.gl/socvig, ao custo de R$ 150,00 para servidores de municípios filiados à Fecam e 250,00 aos demais participantes.

A promoção do VIII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura é da Prefeitura de Bombinhas, por meio da Fundação Municipal de Cultura, da Federação Catarinense dos Municípios – Fecam, e do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina – Congesc, com apoio da Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí – Amfri, e das demais Associações de Municípios de Santa Catarina.

A oitava edição do Fórum traz uma inovação, o Prêmio Catarinense de Boas Prática em Gestão Cultural, com o intuito de valorizar e reconhecer ações de gestão cultural, realizadas por qualquer município catarinense e associação de municípios, que tenham sido bem-sucedidas tanto na sua execução como em seus resultados. As inscrições devem ser realizadas de 17 de abril a 2 de maio, e serão premiados três municípios e um Colegiado Regional de Cultura, pertencente a uma Associação Microrregional de Municípios, divididos em quatro categorias, sendo: Município de até 5.000 habitantes (105 municípios catarinenses enquadram-se nessa categoria); Município de 5.000 a 20.000 habitantes (123 municípios catarinenses enquadram-se nessa categoria); Município com mais de 20.00 habitantes (67 municípios catarinenses enquadram-se nessa categoria) e Colegiado de Cultura pertencente a uma Associação Microrregional de Municípios. O edital na íntegra encontra-se no link:

A presidente da Fundação de Cultura de Bombinhas, Nívea Maria da Silva Bücker, que também é a presidente do Congesc, ressalta que além de debates riquíssimos acerca da cultura e oficinas produtivas, o Fórum também oferecerá momentos de conhecimento sobre a cultura local e confraternização. “Estamos trabalhando para realizar um evento bastante produtivo para todos os participantes. Além de proporcionar o rico conhecimento através das palestras e oficinas, o Fórum é um importante espaço de intercâmbio entre os gestores culturais de nosso Estado. Mas, com certeza, o grande diferencial desta edição é a entrega do Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural, que coloca a cultura ainda mais em evidência”, conclui Nívea Maria.