quarta-feira, 2 de maio de 2018

Foto Marcinha Ferreira


Encontro de saberes e sabores reúne artesãos, artistas, pesquisadores, escritores e comunidade tradicional em vivência num engenho centenário.

Foto Marcinha Ferreira
Foi realizada na quarta-feira, 25 de maio, a 1ª Tarde do Beijú do ano de 2018 e também a primeira a ser concretizada no Espaço Cultural Engenho do Miminho. Essa Tarde do Beijú, em dia diferenciado, integrou a programação do Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua - Festirua, propiciou aos presentes o lançamento do livro “Teatro feito à mão” de Sérgio Tastaldi, e a discussão acerca dos artistas de rua seus desafios, potenciais e benefícios. E trouxe uma vez mais as matronas e jovens mulheres bombinenses, grandes protagonistas desses encontros, que generosamente a cada Tarde do Beijú compartilham seus saberes com os interessados nessa tradição centenária.

Foto Marcinha Ferreira
Ainda, estiveram presentes no encontro os integrantes do curso de “Produtos Artesanais como Recursos Turísticos”, realizado pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico em parceria com Senar Santa Catarina, que aproveitaram o encontro de saberes e sabores e fizeram uma saída de campo.

O artesão de couro Daniel Tamashiro, mora em Bombinhas desde dezembro do ano passado e trabalhou seu primeiro verão na Feira da Associação dos Artesãos da Costa Esmeralda, em Bombas. Ele é um dos integrantes da capacitação, e explica que a grande diferença da arte artesanato do simplesmente “fazedor” é a identidade. “A pessoa que busca um artesanato pra comprar ela que ver a alma explícita nele, quer levar junto consigo uma história, e é isso que este lugar oferece. Eu não esperava estar aqui hoje, mas é muito importante pra mim porque é uma vivência sensacional, você vive a cultura, você olha nos olhos de quem está explicando tudo aqui, então, foi muito engrandecedor e tudo isso vai se traduzir na minha arte daqui pra frente” ressalta Daniel.

A partir do mês de junho as Tardes do Beijú seguem seu cronograma consolidado de realização, sempre na primeira quinta-feira do mês. O próximo encontro será no dia 7 de junho no Espaço cultural Engenho do Miminho.

Foto Marcinha Ferreira