terça-feira, 30 de outubro de 2018




Última edição de 2018 do Pijama Literário celebra a poesia com leitores mirins.


Foi realizado na noite de sexta-feira, 26 de outubro, o Pijama Literário alusivo a Semana do Livro e Bibliotecas, com o tema “Poesia”. Oito crianças fizeram diversas atividades, entre oficinas e intervenções, conduzidas pela equipe da Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa, com a colaboração de Anna Lehm com brincadeiras embasadas na Musicalização infantil, e da poeta Márcia Sena que uma vez mais demonstrou seus talentos de culinarista no feitio de uma saborosa sopa de letrinhas, para combinar com o tema e com o friozinho da noite de sexta-feira.

Um momento de muita atenção dos pequenos foi a mediação de história feita pela bibliotecária e contadora de histórias Patricia Vilma Pinheiro da Silva, do livro de Anderson Novello, “A Bruxa do batom borrado”. Outro momento singular foi a confecção de um cartão endereçado para a pessoa que cada criança desejasse presentear, resultando em verdadeiras obras de artes.

Arthur Costa, de oito anos participa pela segunda vez do Pijama Literário, e é o mais velho desta vez na turminha com média de idade de seis anos. Ele fala que gostou de tudo, mas uma brincadeira em especial lhe chamou a atenção: “a brincadeira que mais gostei foi a do balão, porque tinha que estourar o balão. Também foi bom fazer novas amizades, da turma eu só conhecia dois”, os balões a que o pequeno Arthur se refere, continham trechos de poemas lidos para eles num momento anterior, e as crianças tinham que dizer a qual livro pertencia, quem acertava acumulava pontos.

A bibliotecária Patricia Vilma fala do prazer e da incitação que a atividade diferenciada provoca: “o desafio para nós com o Pijama Literário é que as crianças brinquem e fiquem à vontade, sintam-se seguras para dormir longe da família, para que o ambiente da Biblioteca seja visto como o espaço delas. Acredito que temos atingido nossos objetivos, as crianças são muito sinceras no retorno. Cada edição nos revela novas surpresas, e fica a vontade de partir para a próxima com muitas novidades”.

Ainda no sábado foi realizada a oficina Escrita Criativa com Silvia Lazzaretti, no auditório da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bombinhas, também em alusão a Semana do Livro e Biblioteca.