terça-feira, 16 de outubro de 2018




Segunda edição do Edital de Intitulação dos Mestres da Cultura Tradicional de Bombinhas está aberto para submissão de candidaturas.


A Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas torna público o Edital de Intitulação dos Mestres da Cultura Tradicional de Bombinhas, conforme Lei Municipal 1326 de 23 julho de 2013, com submissão para candidaturas de 16 de outubro a 15 de novembro, por meio da plataforma Prosas: https://prosas.com.br/patrocinadores/235 O edital tem por objetivo reconhecer pessoas da comunidade bombinense com notório saber e fazer em diversas linguagens artísticas, ritos sagrados e feitos comunitários, cuja vida e obra foram dedicadas a proteção, promoção e desenvolvimento da cultura tradicional, e são reconhecidas por seus pares ou especialistas na área cultural. Não há limite de agraciados, todavia, reconhecimentos póstumos são limitados a três Mestres.

A candidatura pode ser proposta pela Prefeitura de Bombinhas, Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, Câmara de Vereadores de Bombinhas e Associações sem fins lucrativos, constituídas juridicamente, e declaradas de utilidade pública municipal. Cada proponente pode candidatar quantas proposituras tiver interesse. A avaliação das candidaturas será feita por uma Comissão Especial de julgamentos composta por cinco integrantes de notório conhecimento da cultura popular bombinense. O resultado será divulgado no dia 30 de novembro.

A organização da solenidade de consagração da intitulação é de responsabilidade da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas. Além do reconhecimento público e de menção honrosa, os Mestres recebem o direito de utilização pública da titulação, inclusão de sua fotografia em galeria pública e inserção pela Fundação Municipal de Cultura em projetos de repasse de seus saberes e fazeres, por meio de oficinas culturais.
O edital na íntegra encontra-se no site institucional da Prefeitura de Bombinhas (www.bombinhas.sc.gov.br) na aba Transparência, no ícone Editais, e no blog institucional da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas (www.culturabombinhas.com.br).