sexta-feira, 5 de outubro de 2018





Encontro de saberes e sabores promove sua penúltima edição do ano de 2018.



Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 4 de outubro, mais uma Tarde do Beijú, no Espaço Cultural Engenho do Miminho. O penúltimo encontro do ano, em torno de uma fornalha incandescente dentro de um engenho de farinha de mandioca centenário, promoveu a visita dos alunos dos 5º anos 1 e 2 da EBM Edith Willeck, acompanhados pela professora Berenice da Silva e pela monitora Patrícia Nunes Caetano. Os pequenos conheceram o engenho, entenderam o processo de produção da farinha de mandioca, degustaram o beijú, fizeram piquenique e um grupinho formado por sete curiosos, colocou a mão, literalmente, na massa e cada um fez o seu beijú.

O Beijú é uma espécie de biscoito feito da massa da mandioca ralada, antes do processo da torra, que tem presença garantida na culinária da maioria das cidades do litoral catarinense. Em Bombinhas é considerado uma iguaria da gastronomia típica, tanto que a Mestra da Cultura Tradicional na categoria Gastronomia, Salete Maria Pinheiro Pereira, é presença contumaz nas Tardes do Beijú, assim como várias matronas bombinenses, e repassa seus saberes aos interessados. Braian Tiago Martins, 11 anos, um dos curiosos que aprendeu a fazer beijú, disse que gostou da experiência: “achei muito legal fazer beijú, e vou fazer em casa”, fala o animado Braian.

A professora Berenice da Silva ressalta a contribuição da visita no aprendizado dos alunos: “a visita contribui de uma forma gigantesca, pois as crianças não conhecem o engenho, não é comum na vivência deles. Então, a Tarde do Beijú veio para aprimorar de maneira concreta tudo o que eles ouvem sobre a cultura popular de Bombinhas. Essa vivência é primordial para que as crianças tenham um contato, mesmo que rápido, sobre as entranhas do nosso povo”.

A Tarde do Beijú acontece na primeira quinta-feira dos meses de abril a novembro, realizada pela Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, com entrada e classificação livres. Em 8 de novembro acontece o último encontro do ano.