quarta-feira, 14 de novembro de 2018


Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina acontece neste final de semana em Porto Belo.


Entre os dias 16 e 18 de novembro acontece em Porto Belo, na Praça da Bandeira, Centro, a 25ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina. O festejo reúne instituições e associações culturais e folclóricas, tanto governamentais quanto do terceiro setor, do litoral catarinense, que mantém a cultura de base açoriana em seus municípios.

A solenidade de abertura será na sexta-feira, dia 16 de novembro, às 19 horas, seguida de apresentações de grupos de dança folclóricas açoriana, entre eles o bombinense Mixtura, e fecha o palco o cantor português Roberto Leal. No sábado 17 acontece o desfile etnográfico com início às 10 horas, o pavilhão dos estandes e as apresentações artísticas iniciam às 12 horas e seguem até a meia-noite. No sábado o Grupo de Boi de Mamão se apresenta às 13h35 e o da EEB Maria Rita Flor às 16h45, já o grupo Mixtura sobe ao palco à meia-noite.

O último dia do festejo inicia com a Missa das Bandeiras e da Folia do Divino Espírito Santo às 9h30 na Igreja Senhor dos Passos, no Centro, em frente a Praça da Bandeira, seguida pelo cortejo e plantio do Mastro de São Sebastião. O pavilhão abre às 12 horas e encerra o 25º Açor às 19h30, com a terceira apresentação do Grupo Mixtura. Ainda no domingo o Grupo de Boi de Mamão da Associação Cultural Zé Amândio se apresenta às 13 horas.

A Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas – FMC, além de participar do desfile, Missa e apoiar os grupos folclóricos locais em suas apresentações e a participação dos artesãos locais na exposição e comercialização de seus produtos, mantém durante todo os festejo um estande com diversas intervenções da cultura tradicional bombinense, onde fará a entrega de material de divulgação do município e a 21ª edição do periódico de salvaguarda da história local, TU VISSE?!

O 25º Açor é uma realização da Prefeitura de Porto Belo, através de sua Fundação Municipal de Cultura, e da Universidade Federal de Santa Catarina, por meio do Núcleo de Estudos Açorianos – Nea, e a FMC convida à comunidade bombinense para prestigiar este importante festejo da cultura catarinense.