quinta-feira, 6 de dezembro de 2018


crédito das fotos: Laura Cristina Rogero Dutra



No último sábado, 1º de dezembro, a Academia de Letras do Brasil Santa Catarina seccional Bombinhas, Mestre Atílio Antão realizou o Encerramento do Ano Literário da ALBSC no auditório Dona Dinha – Maria Rita Flor, da EEB Maria Rita Flor. O acontecimento é realizado de forma itinerante permitindo as 103 confrarias da ALBSC sediar tanto a abertura, quanto o encerramento do Ano Literário da instituição.

Estiveram presentes além dos anfitriões bombinenses encabeçados por sua presidente a Marcinha – Márcia Cristina Ferreira, representantes das Academias da Microrregional Amurel e Blumenau, e das seccionais de Imbituba, São José, Balneário Piçarras e Lontras. A solenidade foi conduzida pelo presidente da ALBSC, professor Miguel João Simão, e também contou com a presença do vice-presidente Osmar Cardoso.

Todos os acadêmicos presentes receberam a medalha Escritora Deise Cristina de Melo de Souza, confreira local titular da cadeira nº 04, e os apoiadores da instituição bombinense receberam além da medalha, o certificado de honra ao mérito “Moção de Reconhecimento de Apoio à Literatura Bombinense 2018”. Emocionada Deise comenta a honra de nomear a medalha do Encerramento Literário da ALBSC: “senti enorme orgulho e satisfação em ter meu nome nesta medalha, é o reconhecimento de 23 anos de trajetória na proteção e manutenção das pesquisas sobre a oralidade bombinense”.

A presidente da ALBSC Bombinhas Mestre Atílio Antão, ressalta a importância de reconhecer as empresas e personalidades bombinenses que colaboraram com a literatura local. “O certificado denota o nosso reconhecimento aos que abraçam a responsabilidade literária em nosso município. Algumas pessoas não tem a veia da escrita, da palavra, mas ainda assim sentem-se no dever de impulsionar a literatura, esse sentimento merece ser celebrado, evidenciado e reconhecido por nossa confraria”, comenta Marcinha. 

A Abertura do Ano Literário da ALBSC de 2019 acontece no dia 23 de fevereiro na cidade de Ibirama.