segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019




Encontro de profissionais que atuam nas bibliotecas escolares debate desafios, oportunidades e planejamento dos espaços.


Aconteceu na manhã de 7 de fevereiro, quinta-feira, uma formação para auxiliares de bibliotecas na Casa de Cultura Piana do Crivo, realizada pela bibliotecária Patrícia Vilma Pinheiro da Silva. A capacitação “Biblioteca escolar: desafios e oportunidades”, solicitada pela Secretaria de Educação reuniu quase a totalidade dos servidores que trabalham nas bibliotecas escolares do município, com o objetivo de debater o conceito de biblioteca escolar, o manifesto da Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Instituições – IFLA, da Unesco sobre a biblioteca escolar, conhecer a realidade de cada unidade e contextualizar dentro do Sistema das Bibliotecas Escolares.

Segundo a bibliotecária Patrícia a interação propiciou a elaboração de um documento pontuando os desafios elencados pelo grupo e as possíveis soluções, e que as profissionais pretendem ser integradas cada vez mais ao planejamento escolar: “o interessante é que os auxiliares de bibliotecas participem da elaboração do Projeto Pedagógico da Escola, e o objetivo aqui também é despertar a importância dessa participação junto com os professores, afinal o acervo adquirido precisa constar no planejamento, assim como as atividades a serem realizadas”.

A auxiliar de biblioteca da EBM Manoel José da Silva, Raquel de Amorim, ressalta que o encontro vai além da interação entre as profissionais: “tivemos a oportunidade de ver as dificuldades na prática e na teoria sobre o trabalho de cada biblioteca escolar, entender que cada uma tem sua realidade, dinâmicas apropriadas aquele espaço e aquele público. Embora o trabalho tenha um sistema em comum a todas, cada uma tem a sua especifidade e precisa ser respeitada”.

A capacitação teve o apoio e parceria da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas e além da Raquel de Amorim, contou com a participação das profissionais Grasiela Farias, Silvia Yamanaka, Elizabete Novais, Salmira Fischer e Sônia Feller da Silva.