segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019



 O próximo Stage Camp IX Festival Internacional África Raízes Brasil acontece na Praia da Conceição, no bairro Canto Grande.



A 2ª edição o IX Festival Internacional África Raízes Brasil Bombinhas será realizado entre os dias 16 e 24 de fevereiro, no Camping Canto da Lua, praia da Conceição, rua dona Limdonar, 442, Canto Grande, com eventos também no bairro Centro. Com a presença confirmada de grandes mestres africanos da percussão, dança, canto e doundoun dança Mandinga, verdadeiras portas da ancestralidade dos povos do oeste africano da Guiné e Mali, proporcionam em nove dias uma imersão com aulas práticas e teóricas nos períodos matutino e vespertino, além de apresentações de manifestações culturas tradicionais da Guiné, Senegal e Brasil, alimentação saudável, toga, espaço para crianças, palestras e documentários e um encerramento em formato de festival no dia 24. No dia 16 na grande abertura os Mestres Africanos, figuras reconhecidas mundialmente nessas artes, dão uma mostra com um espetáculo de rua numa arena improvida no Centro de Bombinhas – rua Pescada Amarela e Av. Vereador Manoel dos Santos, ao lado do mercado Veratoni.

Segundo o produtor local, Santi Asef, trata-se de uma “oportunidade imperdível para quem não conhece o valor dessa tradição ancestral, que nunca deixou de atualizar-se e ser revelada através de jovens dedicados desde crianças na perfeição, desenvolvimento e criatividade na dança e percussão Malinke ou Mandinga, culturas do noroeste da África”.

No dia 17 começam as atividades de ensino, na praia da Conceição, que consistem em vivências de alunos oriundos de vários países da América do Sul, muitos deles também professores em suas cidades, que vêm em busca de aprimoramento com seus mestres. Como contrapartida a organização proporciona aos bombinenses valores diferenciados, e os professores e alunos da Fundação Municipal de Cultura pagam metade. O intuito é consolidar em Bombinhas o festival, fortalecer parcerias e ganhar novos adeptos e simpatizantes.