segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019






Bombinhas festeja 90ª edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em grande estilo.


Aconteceu neste sábado, 2 de fevereiro, a 90ª edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Bombinhas, realizada pela comunidade homônima no bairro Centro. O festejo contou com a presença da comunidade paroquial, pescadores e visitantes que participaram da celebração religiosa, almoço festivo, oração do terço, procissão por terra e mar e confraternização. Esse ano integrou a comemoração mais de 90 casais de festeiros, entre eles o prefeito Paulo Henrique Dalago Müller e a deputada estadual Ana Paula da Silva.

Na missa o pároco local, padre Silvano Oliveira, destacou a importância e tradição deste festejo, dos precursores que há 90 anos iniciaram as festividades que ao longo dos anos foi repassada de geração a geração. Em sua homilia fez relação com uma ação que seu pai, falecido há sete anos, realizou em sua casa, na cidade natal de Governador Celso Ramos: “ele plantou algumas laranjeiras, e minha mãe lhe disse que era bobagem, levaria muito tempo para produzir e talvez ele nem as visse, então ele disse ‘se ninguém plantar, ninguém colherá’. E assim é nossa vida, é preciso plantar para alguém colher. Nossos antepassados fizeram há 90 anos exatamente isso ao iniciar essa festa, plantaram, hoje nós colhemos os frutos, e continuamos plantando para as futuras gerações”.

O prefeito Paulinho, como é conhecido, parabenizou a comunidade pelo festejo, ressaltou seu contentamento em participar de mais esta edição e orgulho pela cidade que o recebeu há 25 anos: “Que Nossa Senhora dos Navegantes possa nos abençoar, que todos nós possamos sempre juntos buscar a melhoria para nossas vidas, mas principalmente para nossa cidade. Nós só vamos fazer uma cidade feliz, mais humana, se todos nos ajudarmos, se cada um fizer a sua parte”, ainda comunicou que as obras de ampliação do cemitério está na fase final de regulamentação de documentação do terreno doado por seu Vilmar Schürmann, e que a prefeitura construirá uma capela mortuária para atender a comunidade.

A deputada Paulinha também falou de sua alegria em participar de mais um festejo da padroeira bombinense e lembrou do quanto era ansiado pela sua geração na juventude. “Quando eu era criança nossa vida era tão mais modesta e a festa mais esperada do ano era de Nossa Senhora dos Navegantes. Era nessa festa, inclusive, que os casais se formavam nas domingueiras. Nossa comunidade era mais pobre, mas sempre tivemos amor em abundância, e é em nome desse amor que hoje eu venho aqui pedir a bênção da padroeira, de Deus e da nossa igreja sobre minhas ações nessa nova jornada”.

Após o almoço festivo a comunidade rezou o terço e em seguida partiu para a procissão por terra e mar, que este ano contou com 20 embarcações, muitas delas pesqueiras, e quatro jet skis. Nossa Senhora dos Navegantes foi conduzida pela traineira Joaquim Pinheiro, um dos barcos da frota de Reginaldo Pinheiro. Este ano a maré baixa propiciou o retorno da procissão pela praia e enquanto o cortejo passava foi intensamente aplaudido pelos turistas.

O festejo encerrou com uma domingueira que ganhou a noite de sábado e propiciou a confraternização da comunidade.