segunda-feira, 1 de abril de 2019




Bombinhas fecha o mês de março com muita alegria em Encontro de Bois realizado na rua.

Foi realizado no último sábado, 30 de março, o 2º Encontro de Boi de Mamão de Bombinhas, no bairro Centro, numa arena improvisada no meio da rua. Concretizado pela Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, com o grupo Eira meu Boi como anfitrião, o encontro reuniu seis conjuntos englobando além de Bombinhas que se apresentou com três grupos: o Eira, o Boi da EEB Maria Rita Flor e o Conto do Boi do Mamão da Associação Cultural Zé Amândio. E recebeu na arena o Boi do Campeche da Associação Folclórica Boi de Mamão do Campeche, de Florianópolis, O Boi Vermelhinho de Tijucas e o Boi de Mamão Raiz da Terra da Associação do São Paulinho de Itapema.

A grande estrela da noite, o boi, reinou absoluto no meio da rua e encantou tanto a criançada que foi presença massiva no evento, quanto os adultos, em três horas de muita diversão, cantoria e brincadeiras.

A coordenadora do Eira meu Boi, Marcinha Ferreira, fala que os objetivos com a realização do 2º Encontro de Bois foram alcançados: “com esse Encontro conseguimos valorizar e garantir a manutenção do folguedo em nossa cidade, nosso povo é apaixonado por Boi de Mamão e ter vários conjuntos tão diferentes é uma festa para a comunidade, ainda mais assim, na rua como era no passado. Além de promover o intercâmbio entre os grupos”.

O coordenador do Boi do Campeche, Robson Correa, ressaltou a alegria de representar os demais grupos atuantes na cidade de Florianópolis. “Sentimos uma imensa satisfação pelo belíssimo evento de valorização da cultura catarinense. A interação dos grupos presentes, de várias cidades do nosso litoral, se mostrou um grande fator pra que o evento se torne um marco, na expectativa dos próximos anos se tornar uma festa maior ainda. Obrigado Bombinhas”.

Aproximadamente duas mil pessoas passaram pelo acontecimento, que brindou cada grupo com um troféu confeccionado pela artista Patrícia Estivallet, uma pequena réplica do boi do Eira meu Boi. O evento é realizado em março em celebração ao mês de aniversário de Bombinhas.