terça-feira, 23 de abril de 2019



Comunidade realiza Encenação da Paixão de Cristo na Sexta-feira Santa e leva cerca de duas mil pessoas às ruas bombinenses.




No iluminado feriado de Sexta-feira Santa, 19 de abril, foi realizada nas ruas da cidade a Encenação da Paixão de Cristo, com Via Sacra e procissão, organizada e coordenada pela Pastoral da Renovação Carismática Católica de Bombinhas – RCC, e realizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Ao todo são 57 integrantes do elenco entre personagens principais, figuração e staff que emocionaram ao ponto de levar às lágrimas, as cerca de duas mil pessoas que participaram da procissão.

A primeira cena aconteceu na porta da Igreja Matriz, conduzida pelo padre Silvano de Oliveira, e Jesus, este ano vivido por Welinton Novak, foi apresentado ao público, interrogado por Pilatos e açoitado. Em seguida iniciou a procissão onde cada uma das estações foram encenadas percorrendo um trajeto de aproximadamente dois quilômetros e meio. As 12ª, 13ª e 14ª estação foram realizadas na Capelinha de Nossa Sra. da Imaculada Conceição, no morro do cemitério, um cenário único e original, retratando com perfeição o calvário e com uma lua imensa brilhando num céu reluzente.

O jovem Welinton Novak, que em 2018 interpretou Cirineu, não esconde a emoção de vivenciar o maior personagem da história cristã, fala da honra de ter sido escolhido para o papel e que sentiu a presença de Jesus o tempo todo desde o início até a última estação, quando da ressurreição. “Me preparei durante a quaresma com orações e estudos e foi tudo muito intenso, uma das melhores quaresmas da minha vida! Durante a encenação fui rezando do começo ao final para que se fizesse a vontade d’ Ele. E durante a caminhada, fechava os olhos e sentia Jesus e Maria ao meu lado até chegar lá em cima. A 15ª, a ressurreição, foi incrível, eu via o olhar emocionado das pessoas, e senti que a missão estava cumprida, elas puderam ver Jesus em mim, mesmo sabendo que eu não sou Ele”.

Na Missa de domingo de Páscoa padre Silvano ressaltou o perdão e o amor em sua homilia, além da encenação da 15ª estação da Paixão de Cristo, foi realizado o envio das Bandeiras do Divino Espírito Santo, com a presença do casal imperial de 2019, Rafaela Renata Mafra e Nícolas Almeida da Silva, a cada uma das sete comunidades bombinenses, que desde então, seguem em visitação, de casa em casa, em seus bairros. Padre Silvano ainda abençoou as lembrancinhas que serão entregues durante as visitas das Bandeiras.


Dona Zélia Neves de Souza é Ministra da Eucaristia e resume com perfeição o sentimento da comunidade: “é um esforço, uma grandeza, uma maravilha realizada em prol da catequese e a cada ano fica ainda mais glorioso. Arrasta muita gente para a avenida, é de fato uma catequese nas ruas, uma verdadeira evangelização”.

A Encenação da Paixão de Cristo teve a produção geral da escritora, jornalista e musicista Marcinha Ferreira e a coprodução da musicista e maquiadora Vanessa Pinheiro, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Bombinhas, Empreendimentos Vila do Farol, Mario Pera e família, Graça Pinheiro, Lek Surf Shop, Pastelaria Mar de Fora, vereadora Márcia Pinheiro, Kioske Vó Geni, Esir e Vânia Pinheiro, Patrick Cancelier, Madeireira Norte Sul, Sabrina Sara de Souza Pinheiro, Felipe de Souza Pinheiro, Auto Peças Benini, Hélio Pinheiro Duarte, Novak Esquadrias e Clínica Emanuelle Erchsen.