quarta-feira, 10 de abril de 2019



Encontro de saberes e sabores proporciona vivência em engenho centenário.

Foi realizada na quinta-feira, 4 de abril, a 1ª Tarde do Beijú do ano de 2019, com a participação da comunidade tradicional, matronas e jovens mulheres bombinenses, grandes protagonistas desses encontros, que generosamente a cada Tarde do Beijú compartilham seus saberes com os interessados nessa tradição centenária.

A visitante Isabel Batista de Almeida, licenciada em história e moradora da cidade de Ponta Grossa/PR, esteve em Bombinhas até dia 5 de abril, e aproveitou para conhecer juntamente ao seu esposo o espaço cultural, provou o beijú pela primeira vez e não escondia seu encantamento. “Eu achei maravilhoso. Eu já trabalhei com conservação de acervo e é muito importante essa tradição não ficar no imaginário, ser repassada. Às vezes as pessoas, os alunos, e até mesmo os mais jovens da comunidade tradicional não conseguem nem visualizar por falta de oportunidade, então isso aqui é fantástico”.

A edição de abril contou com a participação especial da Mestra da Cultura Tradicional de Bombinhas na categoria gastronomia, Salete Maria Pinheiro Pereira, e da senhora Teresa da Ronda.

As Tardes do Beijú são realizadas na primeira quinta-feira dos meses de abril a novembro, e o próximo encontro acontece no dia 2 de maio.