sexta-feira, 30 de agosto de 2019



FMC promove ciclo de capacitação de projetos com a participação de 32 agentes, gestores e produtores culturais e artistas.


Foi realizado entre os dias 27 e 29 de agosto, um ciclo de capacitação de projetos na Casa de Cultura Dona Tila, no bairro Centro. Foram três dias, com abordagens desde a leitura do edital “Mestre Cantalício Rocha”, até os elementos principais para a elaboração de uma boa proposta, passando por legislação cultural e concepção diferenciadas nos editais.

Na quarta e quinta-feira, 28 e 29 de agosto respectivamente, foram 16 horas com os consultores de projetos, proprietários da Dois Pontos Una e Conselheiros Estadual de Cultura, Qiah Salla e Adriel Vieira, que muito mais que ensinar o passo de um projeto, pautado na legislação, com bom cronograma financeiro, de divulgação e de prestação de contas, provocaram, sensibilizaram o público formado por agentes, gestores e produtores culturais e artistas, para submeter suas iniciativas.

A formação propiciou a participação de 32 pessoas e o mais importante é que de fato chegaram ao final da quinta-feira empolgados com as possibilidades elencadas. O publicitário e Conselheiro Municipal de Cultura Adriano Faria, já identificou de que maneira submeterá seu projeto e fala da importância do ciclo de oficinas para a qualidade do texto e sua fundamentação: “além da iniciação em temas como interpretação de leis, estrutura de fluxos de trabalho, planejamento e planilha orçamentária para submissão de projetos culturais, foi também uma troca de experiências entre pessoas de meio sociocultural distintos, o que proporciona uma boa bagagem no momento da redação da minha ideia”.

Além de Quiah Salla e Adriel Vieira, também participaram como oficineiros Luiz Felipe de Melo, diretor de projetos e financeiro da Fundação de Cultura, que fez a apresentação do edital, e Bia Mattar, gestora de cultura de Balneário Camboriú, Ex-Conselheira Nacional e Estadual de Cultura e proprietária do Escritório de Assessoria e Consultoria EPEC, que deu valiosas dicas para elaborar projetos, ambos com atuação na manhã do dia 27.

O edital “Mestre Cantalício Rocha” referente ao Fundo Municipal de Cultura de 2019 encontra-se aberto para submissão de propostas até o dia 14 de setembro, às 23h59, exclusivamente pela plataforma “Prosas”, com acesso no blog da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas www.culturabombinhas.com.br. São 120 mil reais distribuídos em seis cotas: duas de 30 mil reais, duas de 20 mil e duas de 10 mil reais.