quinta-feira, 5 de março de 2020



Bombinhas faz aniversário e a comunidade e visitantes ganham sessão especial do Cultura na Rua, com exibição do filme “Abrindo as janelas do tempo”.



Em comemoração ao 28º aniversário do município a Fundação Municipal de Cultura realiza no dia 14 de março, às 19 horas, na rua Jacarandá ao lado da Capela de São Sebastião no bairro Canto Grande, o Cultura na Rua especial aniversário de Bombinhas com exibição do filme “Abrindo as janelas do tempo”, da Tramela Produções. Após ter circulado por dois anos em festivais de cinema no Brasil e em outros países da América do Sul, o longa-metragem finaliza sua turnê em casa.

A obra assinada pelo diretor Santiago Asef, roteiro de Marcos Pinheiro e produção de Aline Vieira é uma ópera folclórica narrada pelas canções do espetáculo homônimo do grupo musical Cantadores de Engenho. Uma das particularidades do filme é a atuação de “não-atores”, tanto protagonistas como figurantes. Pessoas da comunidade tradicional e moradores da cidade fazem parte do elenco, o que caracteriza o trabalho como uma produção artesanal, acolhedora, com impacto social e audaciosa.

Sinopse
Aprisionada em si mesma, a personagem central luta para encontrar-se e viver no presente. Suas confusões temporais envolvem o espectador fazendo-o experimentar de perto essas vivências. A história se passa num vilarejo caiçara em três épocas diferentes revelando muita sensibilidade. O filme traduz uma história de amor, de perda, espera e de aceitação.

Ficha técnica
Atores protagonistas: Célia Rebelo, Cilene Borba, Paulo Goedert, Cléo Melo e Alexandre Gonçalves.
Cantadores de Engenho: Aline Lúcia Vieira, Carlos Eduardo Boaventura, Cilene Juciane Borba, José Antônio Olímpia, Marcos Aurino Pinheiro, Murilo Evandro de Melo, Paulo Estevão Goedert e Vinícios Reinaldo de Melo.
Direção: Santiago José Asef
Roteiro: Marcos Aurino Pinheiro
Produção: Aline Lúcia Vieira
Fotografia: Santiago José AsefAarte: Aline Vieira e Cilene Borba
Montagem: Santiago José Asef
Figurino: Aline Vieira e Cilene Borba
Produção musical: Guilherme Lopes

O quê: Cultura na Rua especial aniversário de Bombinhas exibição do filme “Abrindo as janelas do tempo”
Quando: 14 de março, sábado, às 19 horas
Onde: Rua Jacarandá ao lado da Capela de São Sebastião, Canto Grande
Entrada e classificação: Livres
Realização: Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas e Tramela Produções