sexta-feira, 24 de abril de 2020



Tradicional celebração de abertura da pesca da tainha será transmitida ao vivo pelo Facebook.


A 11ª edição de Abertura da Pesca Artesanal da Tainha acontece nesse domingo, 26 de abril, às 10 horas e será transmitida pela página do Facebook da Paróquia Bombinhas @paroquiabombinhassc. Realizada anualmente na Praia de Bombas, este ano em decorrência da pandemia da Covid-19 será executada na Igreja matriz, conduzida pelo pároco local, padre Silvano Oliveira, auxiliado por um pequeno grupo responsável pelos ritos litúrgicos.

O tradicional acontecimento marca o início da atividade da pesca artesanal da tainha e tem por objetivo agradecer o ano anterior e pedir a fartura para os cercos em 2020. A Comissão organizadora entendeu que a celebração deve ser realizada, todavia, seguindo as orientações de evitar aglomerações, e convida a comunidade em geral, em especial os pescadores, para participar deste momento de devoção e receber essa bênção tão importante para a atividade via internet.

A pesca da tainha inicia dia 1º de maio, segue as orientações da Portaria SES Nº 243 de 9 de abril de 2020, que traz as exigências para evitar a contaminação com o Corona vírus, e Instrução Normativa Nº 7, de 3 de abril de 2020 que determina o início de cada modalidade e cotas.

 As leis
É importante ressaltar que a “Pesca Artesanal da Tainha com Canoas de um Pau Só” de Bombinhas tem a proteção do Registro de Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina outorgado em 2019 pela Fundação Catarinense de Cultura – FCC, “Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural” do Estado de Santa Catarina, conforme Lei Nº 15922,/2012, e Municipal pela Lei 1285/2012. E, ainda, Lei Municipal Nº 1320/2013, normatiza a prática de esportes náuticos e navegação de embarcações de lazer e industrial. 

O quê: Missa de Abertura da Pesca Artesanal da Tainha
Quando: 26 de abril, domingo, às 10 horas.
Transmissão ao vivo pela página do Facebook @paroquiabombinhassc
Realização: Comunidade Pesqueira Bombinense e Paróquia de Nossa Sra. da Imaculada Conceição
Apoio: Prefeitura de Bombinhas e Fundação Municipal de Cultura