Abril
6 – Tarde de Beijú
17 – Fórum Municipal do Plano do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas
17 a 20 – Semana Nacional do Livro Infantil

Maio
4 – Tarde do Beijú
7 – Missa de Abertura da Pesca da Tainha, Praia de Bombas
19 – Pijama Literário (tema pesca artesanal da tainha)
Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa
23 – Fórum Municipal de Cultura

Junho
1 – Tarde do Beijú
2,3,4 e 5 – 2ª Festa do Divino Espírito Santo de Bombinhas (apoio)
11 – Balaio Cultural
30 – Formatura de Flauta Doce (Projeto Oficinas Culturais)

Julho
1 – Sarau Cultural na Casa de Cultura “Piana do Crivo”
6 – Tarde do Beijú
23 – Balaio Cultural

Agosto
3 – Tarde do Beijú
6 – Balaio Cultural
14 a 18 – Mostra de Cinema Infantil
21 a 25 – Semana do Folclore
25 – Pijama Literário (tema folclore)

Setembro
7 – Desfile Cívico
 9 – Balaio Cultural
14 – Tarde do Beijú
20 – Festival de Música Estudantil
Festival da Primavera da Associação Cultural Zé Amândio – data a confirmar (apoio)

Outubro
5 – Tarde do Beijú
8 – Balaio Cultural
23 a 27 – Semana da Biblioteca
29 – Formatura de Violino (Projeto Oficinas Culturais)

Novembro
8 – Espetáculo de dança – (Projeto Oficinas Culturais)
9 – Tarde do Beijú
12 – Balaio Cultural
14 – Exposição de Artes – (Projeto Oficinas Culturais)
28 – Recital de Canto – (Projeto Oficinas Culturais)

Dezembro
1 – Show de violões, guitarra e percussão (Projeto Oficinas Culturais)


Resumo dos eventos da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas – FMC  


  • Tarde do beijú

A Tarde do beijú é um encontro da comunidade tradicional com a comunidade em geral e visitantes, especialmente estudantes em todas as fases, desde o ensino infantil até doutorandos, onde as matronas bombinenses demonstram e ensinam a arte de fazer beijú. Realizado pela Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, em parceria com o Instituto BoiMamão, os encontros acontecem na primeira quinta-feira dos meses de abril a novembro, no Ponto de Memória Museu Comunitário Engenho do Sertão, das 14 às 17 horas. Entrada e classificação livre.


  • Fórum Municipal do Plano do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas

Em mais uma ação inovadora a Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas torna-se uma das cidades pioneiras do Brasil, ao criar o Plano Municipal de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas – PMLLLB, que vem sendo construído por meio de um Grupo de Trabalho, composto por representantes da sociedade civil e governamental, oriundos do I Fórum Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, realizado em 23 de junho de 2016. 

Neste II Fórum que acontece em 29 de março das 14 às 18 horas, em local a se confirmar pela FMC, a pré-minuta construída será apresentada, debatida, alterada e referendada pela assembleia. 

  • Balaio Cultural

O Balaio Cultural – Feira de Artes e Artesanatos, é um espaço para consumo e apreciação dos trabalhos realizados pelos artistas locais e alia arte, artesanato, apresentações artísticas e gastronomia no espaço da Feirinha de verão, localizada à rua Parati, quadra da praia, Centro, das 10 às 18 horas. A realização é do Grupo de Artesãos e Artistas de Bombinhas, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura. E desde o segundo semestre de 2016 integra o Roteiro Cultural da região da Amfri. 

  • Abertura da Pesca da Tainha

Em comemoração a abertura da temporada da pesca artesanal da tainha, a comunidade pesqueira bombinense realiza uma celebração em agradecimento ao ano anterior e com o pedido especial para “lanços fartos” neste ano. A abertura oficial acontece sempre no primeiro domingo de maio, às 10 horas, na Praia de Bombas, com acesso pela rua Tucano e conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, haja vista, a pesca artesanal da tainha ser uma das características mais marcantes da identidade cultural local. Em 2017 a celebração chega a sua oitava edição.

  • Pijama Literário

Organizado pela Biblioteca Municipal Cruz e Sousa, de duas a três vezes ao ano, o Pijama Literário é uma noite diferenciada para os leitores mirins, ondem são oferecidas oficinas, contação de histórias, teatro, música, festa, muita diversão, sendo que todas as atividades têm como ponto de partida a literatura. Para participar é preciso inscrição conforme cronograma a ser divulgado pela Fundação Municipal de Cultura. 

  • Fórum Municipal de Cultura

Espaço proporcionado pela Fundação Municipal de Cultura, com agentes e produtores culturais, artistas de todos os segmentos e comunidade em geral para debate e avaliação das diretrizes do Plano Municipal de Cultura de Bombinhas, bem como reestruturação do Conselho Municipal de Políticas Culturais – ComCultura. Local e horário a ser divulgado pela FMC. 

  • Festa do Divino Espírito Santo de Bombinhas

Em seu segundo ano de realização a Festa do Divino Espírito Santo de Bombinhas é uma promoção da Comunidade de Nossa Senhora dos Navegantes, Centro, após os 50 dias de Pentecostes. Em 2017 o festejo acontece nos dias 2,3,4 e 5 de junho, e envolve toda a Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. 

A Festa do Divino Espírito Santo é uma das características da identidade cultural mais marcante do litoral catarinense de herança, de fato, açoriana, o festejo bombinense é a 65ª Festa do calendário catarinense. 

  • Sarau Cultural na Casa de Cultura “Piana do Crivo”

Um encontro aberto a participação da comunidade como um todo, independente de ser aluno do Projeto Oficinas Culturais, na Casa de Cultura “Piana do Crivo”, onde todas as manifestações artísticas são bem-vindas. As inscrições e normativa de participação, bem como horário e demais informações serão divulgadas pela Fundação Municipal de Cultura. 

  • Mostra de Cinema Infantil

A Mostra Municipal de Cinema Infantil acontece em paralelo ao Circuito Estadual de Cinema Infantil com a reprodução de filmes encaminhados pelo circuito no Cine Clube, na Casa de Cultura “Piana do Crivo”, das 9 às 17 horas. É aberto ao público, mas grupos maiores precisam de agendamento e tem a parceria da Secretaria de Educação. Inscrições e cronograma serão divulgados pela Fundação Municipal de Cultura. 

  • Semana do Folclore

Em comemoração ao dia do Folclore, celebrado no dia 22 de agosto, a Fundação Municipal de Cultura prepara uma semana inteira recheada com os folguedos da identidade cultural bombinense e nacional. Programação, forma de participação e locais serão divulgados pela FMC. 

  • Festival de Música Estudantil

É um festival realizado pela Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação, organizado pelos professores do Projeto Oficinas Culturais, com edital de participação e premiação. Edital com as normativas e inscrições serão divulgados pela FMC.

  • Festival da Primavera da Associação Cultural Zé Amândio

É um encontro dos alunos e pais da Associação Cultural Zé Amândio com a comunidade em geral, que acontece anualmente, no mês da Primavera, com o apoio da Fundação Municipal de Cultura. Dia e local a ser confirmado pela associação.

  • Semana do Livro e da Biblioteca

Uma semana inteira, recheada da diversidade artística e literária com acesso livre à comunidade, na Casa de Cultura Piana do Crivo. A programação e horários serão divulgados pela FMC.

  • Encerramento das aulas do Projeto Oficinas Culturais

São seis espetáculos protagonizados pelos alunos do Projeto Oficinas Culturais com a orientação e direção dos professores, que apresentam-se para familiares, amigos e  comunidade. Locais e horários serão divulgados pela FMC, as datas podem sofrer alteração.