O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Bombinhas, criado pela Lei Complementar nº 168, de 11 de julho de 2013, é órgão colegiado de caráter permanente, deliberativo, consultivo e normativo, das ações culturais do Município, constituído por membros do Poder Público e da sociedade civil organizada, sendo regido pelo presente Regimento Interno.

Qual o objetivo?

Elaborar, acompanhar a execução, fiscalizar e avaliar as políticas públicas de cultura.


Conselho Municipal de Políticas Culturais - 

ComCultura2019/21



Representantes governamentais


Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas

Titular: Tábata Lauata Torres

Diretora de Cultura



















Suplente: Luiz Felipe de Melo

Neto de Mestres da Cultura Tradicional nos saberes Engenho de Farinha de Mandioca e Pesca Tradicional da Tainha, Luiz Felipe já nasceu com a cultura enraizada. É pós-graduando no MBA em Gerência de Projetos pela UNIVALI, Graduado em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI, Técnico em Turismo pela E.E.B. Maria Rita Flor. Atua como gestor de projetos turísticos e culturais desde 2014. Desde 2017 é Diretor Financeiro e de Projetos da Fundação de Cultura de Bombinhas. 
Alessandra Gruszkowska de Lacerda – Artesanato 








Secretaria de Educação

Titular: Laudelina Nomélia de Sena

Laudelina Nomélia de Sena é professor, com licenciatura em pedagogia e pós-graduação em Neuropsicopedagogia, ocupa o cargo de coordenadora pedagógica efetiva, Na EBM Edith Willecke 2. 















Suplente: Silvana Maria Matias Leone

Silvana Maria Matias Leone é professora e coordenadora pedagógica, há 19 anos trabalha na educação, desde a sala de aula até a direção de Escola. Da experiência do fazer pedagógico, visando a aprendizagem significativa que prioriza saberes e viveres. Atualmente é coordenadora do programa Escola do Mar. 















Secretaria de Assistência Social

Titular: Luiz Henrick Lenzi

Luiz Henrick Lenzi é Coordenador de Políticas Públicas de Juventude de Bombinhas, graduado em Administração em 2016 pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali. 
Suplente: Raquel Bavaresco


Suplente: Raquel Bavaresco





















Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico

Titular: Louise Stefany Polesello

Louise Stefany Polesello é acadêmica do 6° período de Jornalismo na Univali - Universidade do Vale do Itajaí. Possui curso profissionalizante de teatro nas Escola Tem Gente Teatrando e no Teatro do Encontro, em Caxias do Sul - RS. Possui cursos na área da TV e cinema. Trabalhou como apresentadora de TV em Balneário Camboriú, em 2015, e como atriz no espetáculo teatral “A Magia do Livro”, na temporada de 2015 a 2019. Trabalhou na comunicação da produtora Foco 3 Produçōes. Foi bolsista da iniciação científica na UCS - Universidade de Caxias do Sul, em 2018/2019. Estagiária na Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, em 2019. Atualmente, é diretora de comunicação e marketing na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bombinhas. 





Suplente: Keli Regina Benvegnú 
Keli Regina Benvegnú é Bacharel em Turismo e Hotelaria, com especialização em Gestão de Hotéis e Pousadas – Formação para o Magistério Superior, graduada e pós graduada pela Universidade do Vale do Itajaí. Atuou na hotelaria como gerente-geral e supervisora nas áreas de governança, eventos, recepção e reservas e, em agência de viagens e turismo, como agente. Ministrou cursos e capacitações para profissionais da hotelaria. Atua na Prefeitura de Bombinhas como Turismóloga desde 2010, desenvolvendo projetos na gestão pública do turismo e, também, na captação de recursos e investimentos. 








Representantes da Sociedade Civil

Artesanato

Titular: Alessandra Gruszkowska de Lacerda

Alessandra Gruszkowska de Lacerda é artesã e professora. Graduada em Pedagogia e em Desenho Industrial, especializada em Tecnologia Têxtil, Educação e Artes, e no momento cursando Educação Ambiental pela UNIASSELVI/SC. Tem experiência na produção de rendas de bilro e rendas de crivo, com venda para lojas especializadas em artesanato, feiras e eventos culturais, com demonstração e explicações de como fazer rendas. Na costura além lecionar em cursos têxteis desenvolveu pesquisa e métodos de controle de qualidade, fiação e tecelagem, costura e corte, e na nas áreas de engenharia de produto e processo. Também acumula conhecimento em consultoria na área de desenvolvimento de produto, gestão industrial e engenharia de produto. 







Suplente: Simone de Melo

Simone de Melo é artesã e aluna de renda de bilro do Projeto Vô Sabe, Vô Ensina. Seus trabalhos são inspirados pelas matérias primas disponíveis na natureza (conchas, areia, galhos, redes de pesca) e há 12 anos comercializa seu artesanato nas feiras bombinenses. É integrante da Associação dos Artesãos Costa Esmeralda – ASSACE, que tem um espaço para feira todas as noites na temporada de verão no bairro de Bombas. 












Artes Cênicas

Titular: Roberto Rezende 

Roberto Rezende se formou em artes cênicas pelo Sated em 2004. Trabalhou como assistente de direção com Cininha de Paula e Flavio Colatrello, ambos diretores da Rede Globo. Como ator, fez a novela Paixões Proibidas na Bandeirantes e a novela Mutantes, na Record. Fundou e dirigiu a companhia Armacena Ilimitada, totalizando 15 espetáculos com sua direção (espetáculos infantis, musicais e adulto). Na RPR PRODUTORA atuou na direção-geral, artística e de elenco de peças no cenário nacional, sendo a última o Musical Cinderella/2016 no Teatro Pedro Ivo. Como autor adaptou o musical Peter Pan que ficou em cartaz no teatro Vannucci na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2015 e na Cidade de Florianópolis em 2015, o musical Cinderela que ficou em cartaz no teatro Vanucci em 2014 e na Cidade de Florianópolis ano de 2015, o musical A Dama e o Vagabundo na cidade do Rio de Janeiro ano de 2014 e terá estreia em Florianópolis outubro de 2016 e o Musical O Magico de Oz.



Suplente: Patrick Cancelier

Patrick Cancelier é dançarino, músico e ator, com formação pelo Anchieta Arte Cênica, Curso Básico de Teatro, ministrado pelo Diretor Valentim Schmoeler e pelo Projeto Oficinas Culturais, oferecido pela Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, onde inclusive atuou como professor de dança livre. É Filósofo, graduado pela Faculdade São Luiz. Foi integrante do Grupo Foclórico Mixtura como membro da tocata no instrumento violino de 2010 a 2016. 











Artes Visuais

Titular: Marília Dias

Marília Dias, a Lila, é graduada em História pela Universidade do Vale do Itajaí, atualmente cursa especialização em Arte, Cultura e Educação pela Unicesumar. Tem experiência nas áreas de educação inclusiva, história e leitura, linguagens e recursos tecnológicos para a docência, tecnologias de Informação e comunicação no ambiente escolar. Escritora e ilustradora (inclusive ilustrou seu próprio livro) e folclorista da cultura de base açoriana. Participa do coletivo Urban Sketchers Bombinhas desde sua criação em julho de 2018.











Suplente: Kátia de Brito









Audiovisual

Titular: Adriano de Faria

Adriano de Faria é graduado em processamentos de dados e designer gráfico, estudou alemão no Instituto Iberika em Berlim/Alemanha. Atua há mais de 18 anos como designer, editor audiovisual e animação 2D. Produziu diversos filmes, documentários e peças publicitárias, atravessando as linguagens do designer, animação e audiovisual. 













Suplente: Santiago José Asef




















Culturas Populares

Titular: Carlos Eduardo Malaquias Tomas

Carlos Malaquias é professor de dança afro-brasileira e afro latina americana, e coreografo. Tem experiência em espetáculos musicais e oficinas sobre a cultura negra, e trabalhos focados na inclusão social na Universidade Federal do Paraná. Ainda, tem experiências de trabalhos nos estados da Bahia e Rio de Janeiro, e nos países vizinhos Argentina e Paraguai. 
Durante a temporada de verão atua na Praia de Quatro Ilhas com participação ativa da comunidade e visitantes, desenvolvendo e fomentando acultura popular. 










Suplente: Marcos Aurino Pinheiro

Marcos Aurino Pinheiro, o Marquinho, é pesquisador de arte e cultura popular, com trabalhos nas áreas de literatura, música e cinema. Idealizador e cocriador do grupo Cantadores de Engenho e da produtora de arte Tramela Produções. Dedica-se desde os 11 anos a estudar e pesquisar a cultura popular em Bombinhas e de outras regiões do Brasil e do mundo. É integrante da Academia de Letras do Brasil Santa Catarina, seccional Bombinhas, Mestre Atílio Antão e fundador, coordenador e professor do Centro de capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô – Bombinhas.










Literatura

Titular: Luciano Braz Teixeira 

Luciano Braz Teixeira, é poeta, escritor, contador de histórias, é estudante universitário de Administração Pública e atualmente cursa uma extensão em Literatura Infantil Juvenil e contação de histórias pela Fatum. O sulmatogrossense tornou-se cidadão bombinense há cinco anos, membro da Academia de Letras do Braisl Santa Catarina seccional Bombinhas Mestre Atílio Antão, e construiu aqui em Bombinhas sua obra de “101 Poemas do mar”. 











Suplente: Márcia Cristina Ferreira

Márcia Cristina Ferreira, a Marcinha, é escritora, jornalista, pesquisadora da cultura popular e de base açoriana. É presidente da ALBSC Seccional de Bombinhas Mestre Atílio Antão e da Microrregional Itajaí. Fotógrafa, musicista, produtora cultural e contadora de histórias. É a responsável pelo periódico cultural local TU VISSE?!, da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, onde é servidora pública efetiva. Ainda, é colunista da Coluna Cultural Marcinha do jornal impresso Boletim Informativo de Bombinhas e coordenadora do grupo de Boi de Mamão Eira meu Boi, da FMCB. Trabalha a memória, por meio da história oral. É Conselheira Estadual de Cultura eleita para o biênico 2019/21, representando o segmento de Letras. 






Música

Titular: Fábio Guimarães Boeira

Fábio Guimarães é músico e produtor artístico, gaúcho natural da cidade de Pelotas/RS,
Iniciou a carreira musical em 1998, coma participação de vários projetos culturais como o CUFA Central Única de Favelas, projeto do cantor carioca MVBILL e programa Escola Aberta nas escolas estaduais. Reside em Santa Catarina desde 2009, onde atua como músico (baterista) e produtor artístico em Bombinhas e região. Também tem experiência em gravação musical. 











Suplente: Aline Lúcia Vieira

Aline Lúcia Vieira é Musicista, Produtora Cultural e Arte Educadora. Criadora do grupo Cantadores de Engenho junto com o compositor Marcos Aurino Pinheiro em 2008. Além de cantora, percussionista e violonista é também produtora cultural. Com os Cantadores de Engenho circulou com os espetáculos Prosa da terra, Abrindo as janelas do tempo e Farpas de Palmeira. Faz a coordenação e produção geral dos trabalhos do grupo e direção executiva dos projetos. Como produtora, atua na Tramela Produções desde 2012, realizando produção de espetáculos para outros artistas, eventos, e produção musical para cinema. Em 2013 produziu o documentário Antes do Inverno, em 2014 o curta-metragem A linha invisível e em 2017 a Ópera Folclórica dos Cantadores de Engenho, que circula atualmente em festivais de cinema no Brasil e no exterior. É também idealizadora e produtora do projeto Música de Calçada, realizado na cidade e Bombinhas durante as temporadas de vão desde janeiro de 2015.

Patrimônio

Titular: Patrícia Vilma Pinheiro da Silva

Patrícia Vilma Pinheiro da Silva, é graduada em Biblioteconomia pela UDESC, e atua como Bibliotecária na Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa. É musicista, contadora de histórias e técnico em educação patrimonial. É integrante da Academia de Letras do Brasil Santa Catarina, seccional Bombinhas, Mestre Atílio Antão. 













Suplente: Márcia Nomélia de Sena

Márcia Nomélia de Sena, é poeta e versadora de improviso. Licenciada em Pedagogia e pós-graduada em Educação Infantil. É uma das versadoras do grupo de Boi de Mamão Eira meu Boi e dá vida a personagem literária Ana Conto, ambos projetos da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas. Atuou como atriz na Série Fanáticas do Diretor Chico Faganello, filmada em Bombinhas em 2016. Atualmente integra a equipe da Casa de Cultura Piana do Crivo.