“Vô Sabe, Vô Ensina” é um projeto que tem como princípio levar os saberes e fazeres tradicionais dos grandes mestres da cultura tradicional bombinense à comunidade, fomentando o conhecimento e a manutenção do patrimônio imaterial.



Em 2013, foram realizadas oficinas de renda de crivo, confecção de balaios e cestos, gastronomia típica e  redes de pesca com o intuito de proporcionar o  conhecimento, a arte, os costumes e as tradições, promovendo os hábitos e capacidades adquiridos pela comunidade, implementando a inclusão, a capacitação e a descoberta de novos detentores do saber dentro do município, incentivando a   continuidade dos saberes tradicionais e a confecção do artesanato com identidade de base local.

Em 2015, o Projeto foi contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo a Cultura, do Governo Estadual, possibilitando que mais pessoas tenham acesso ao projeto. E, desta forma, no ano de 2017 a FMC ofereceu, por meio deste recurso, aulas de gastronomia típica, rendas de bilro e crivo, e intervenções de Boi de Mamão.
Com as vivências e experiências assimiladas na execução do projeto nestas duas edições, o "Vô Sabe, Vô Ensina" se consolida como política pública cultural, e, a partir de 2018 passa a ser ofertado periodicamente.